COMO FUNCIONA UMA MESA ELEVATÓRIA HIDRÁULICA?

Uma mesa elevatória, ou mesa elevadora, é uma plataforma de movimentação que permite elevar e baixar cargas, nomeadamente para ajustar a altura de trabalho. Estacionária ou móvel, pode elevar, a vários metros de altura, cargas que pesam entre alguns quilos e várias toneladas.

O movimento de elevação é assegurado, na maior parte destes equipamentos, por um sistema de cilindros hidráulicos.

As mesas elevatórias constituem uma alternativa aos elevadores de carga.

A grande maioria delas funciona com base num sistema de feita por tesouras, embora também existam mesas elevatórias de coluna.

Mesa Elevatória - Especial

TIPOS DE TESOURAS DE UMA MESA ELEVATÓRIA

Existem diferentes tipos de mesas de tesoura: mesas de tesoura simples, mesas de tesoura dupla e mesas de tesouras em tandem. A escolha vai depender da altura máxima de elevação pretendida e das dimensões das cargas que se prevê movimentar.

Sistemas por Tesouras

Mesas simples (com um único par de tesouras)

  • São versáteis e fáceis de operar.
    Permitem superar as diferenças de altura.
    São particularmente adequadas para linhas de produção e logística.

Mesas de tesoura dupla ou tripla

  • São compostas por várias tesouras montadas na vertical, que lhes conferem uma altura de elevação superior à das mesas de tesoura simples.
  • São utilizadas como plataformas de trabalho, elevadores de carga, elevadores para pessoas com mobilidade reduzida e empilhadores de paletes.
  • Mesas de tesouras em tandem. Possuem dois pares de tesouras montados lado a lado, isto é, na horizontal. Aliam uma plataforma de maior comprimento à capacidade de elevação. Destinam-se a movimentar cargas longas e volumosas.

AMBIENTE DE TRABALHO DE UMA MESA ELEVATÓRIA

As mesas elevatórias são adequadas para quase todos os ambientes de trabalho. Para escolher a mesa certa, três fatores principais devem ser determinados:

  • Tipo de tecnologia;
  • Características técnicas;
  • Mobilidade;

Tipo de Tecnologia: As mesas elevatória podem usar diferentes tecnologias: tesoura, tipo coluna e fole.

Características Técnicas: Capacidade de carga, dimensões, altura de levantamento de carga, tamanho da plataforma, número de ciclos por hora, tempo de levantamento.

Mobilidade: Existem mesas elevatórias móveis (com rodas) e mesas elevatórias fixas. Sua escolha dependerá do uso pretendido. Uma mesa elevatória estacionária é adequada para estações de trabalho fixas e tarefas repetitivas. Uma mesa elevatória móvel é adequada para tarefas que requerem movimentos frequentes. É capaz de cobrir uma área de superfície maior do que um manipulador industrial estacionário.

MÉTODO DE OPERAÇÃO DAS MESAS ELEVATÓRIAS

Os métodos de operação são:

Mesas de elevação manual :
Eles geralmente são equipados com um pedal ou alavanca simples para operar a bomba de elevação. São equipados com rodas móveis com freios, o que permite sua movimentação.
A maioria das mesas elevatórias manuais pode suportar cargas de 250 kg a 500 kg. Alguns modelos mais caros podem suportar cargas de até uma tonelada.

Mesas elevatórias elétricas :
Eles são mais resistentes e podem transportar cargas de até quatro toneladas.

A unidade de controle é composta por três botões (para cima, para baixo e parada de emergência).
A operação elétrica dá ao usuário um maior controle, pois ele pode variar a altura de elevação como desejar.
As mesas elevatórias fixas não são as únicas que podem ser operadas eletricamente. Algumas mesas elevatórias móveis também podem ser operadas eletricamente.

Mesa Elevatória Elétrica

Confira o funcionamento de uma Mesa Elevatória Elétrica

VANTAGENS DE UMA MESA ELEVATÓRIA

mesa elevatória hidráulica pode ajudar aumentar a eficiência geral de linhas de produção otimizando o processo produtivo e fornecer assistência e alívio aos trabalhadores encarregados de levantar produtos pesados, bens ou materiais.

Uma mesa elevatória hidráulica oferece uma plataforma estável e estática, o que minimizam quase que totalmente as chances de acidentes.

Mesas Elevatórias Hidráulicas

Outra vantagem de uma mesa elevatória hidráulica é que sua altura pode ser ajustada conforme a aplicação do usuário. Assim a plataforma elevatória pode ser levantada e abaixada trazendo melhor eficiência na operação, adequando a altura ideal e mais confortável para o trabalhador conforme a necessidade.

Estes equipamentos estão disponíveis em uma ampla gama de capacidades de tamanhos, carga, altura, velocidade, geralmente são projetados para atender a real aplicação na operação, são fabricados sob medida, para cada situação.

Uma das vantagens também é que as mesas elevatórias hidráulicas são de baixíssimo custo de manutenção, devido sua estrutura robusta não quebra tão facilmente e assim não gera custos de manutenção. Elas são duradouras e confiáveis ​​e podem ser usadas ​​por muitos anos. O importante é sempre antes de adquirir, uma mesa elevatória hidráulica escolher a empresa que lhe ofereça o equipamento ideal e personalizado para sua aplicação, para isso procure um especialista nesta solução.

Atendemos todas as normas de segurança, NR12 e NR10 com Laudos e ARTS.

Para saber mais como a Dgrande pode auxiliar sua operação industrial, favor entrar em contato: [email protected].

plugins premium WordPress